Concurso Brotando Artes do Cerrado

O concurso vai selecionar obras artísticas de estudantes de 6 a 18 anos de escolas públicas e particulares para ficarem em exposição durante o Festival 4 Elementos. 

O concurso visa estimular a produção artística infanto-juvenil e valorizar os pequenos artistas, expondo seus trabalhos ao lado de renomados artistas como Anderson Ratera, Rodrigo Ecos e Claudio Lux, mostrando que a arte brota em todos os lugares.   

Outro objetivo do concurso é fomentar a participação infanto-juvenil e popular em atividades culturais, muitas crianças hoje tem como principal fonte de contato cultural a televisão e único espaço de lazer o shopping. No Festival são apresentadas opções atraentes e estimulantes aos jovens, crianças, pais e avós, com atrações que valorizam a cultura popular, local e autoral de alta qualidade.  
 
 

Tema e formatos  

"Meus ares, meu ambiente, minha vida, minha paz"  


Serão aceitos trabalhos em todos os suportes artísticos*:  

- Escrita - poesias, cronicas, contos.
- Plastica - desenhos, pinturas, esculturas.
- Musica  
- Vídeo  
- Foto  
- Arte Digital  
- Performances  
- demais expressões artísticas  
* desde que possam ser levados ou reproduzidos no evento.   

 

Inscrições - De 1º de Agosto a 12 de Setembro - Inscrições Prorrogadas

Para fazer a inscrição preencha o cadastro AQUI! e envie um e-mail com a obra em anexo para brotandoartes@gmail.com * 
*Arquivo com a Arte: Foto, vídeo, texto, imagem, música, em anexo (caso a obra não seja digital, pode ser enviada uma foto).   


Observações Importantes:  

1. No e-mail, o arquivo com a arte do estudante (foto,deo, texto, imagem, música) deverá ser enviadoemanexo.  

2. Os estudantes de ESCOLA PARTICULAR devem enviar o código do convite para validar a participação no concurso.  

3. Só é permitida a entradade menores de 18 anos acompanhadas de um responsável ou com autorização da autoridade judicial competente.  

4. Não serão aceitos trabalhos enviados fora da data.  

5. Ao se inscrever, o estudante cede os direitos de imagem e uso da obra com fins de promoção parao Festival 4 Elementos.  
 

Premiação  

-Exposição dos trabalhos com destaque durante o Festival 4 Elementos;  

-Dois convites, um para o autor e outro para um acompanhante (premiação valida apenas para estudantes de escolas públicas).  

-Alimentação no evento para o estudante e o(a) acompanhante;  

-R$50,00 em fichas para consumo no Festival 4 Elementos;  

-Estacionamento.  
 
Resultado - 15 de Setembro  

Os trabalhos selecionados serão divulgados no site do concurso www.4elementos.webs.com/brotando  e na mídia em geral.   
Os estudante receberão um e-mail para confirmar a participação.  
 

Curadoria - 13 a 15 de Setembro  

Os trabalhos serão selecionados por uma banca de professores de Artes Visuais e Arquitetura da FAAC da Unesp Bauru e pela comissão de arte do Festival 4 Elementos.  

Os critérios de seleção das obras levam mais em conta a expressão individual, a concordância com o tema, sendo o domínio das técnicas de menor relevância.  

 

Convite Solidário  

O custeio da premiação e convites dos estudantes de escola pública que tiverem trabalhos selecionados, será realizado por financiamento público através de um convite solidário no valor de R$ 100,00 que serão vendidos através do site e nos postos de venda de convites. O número de trabalhos selecionados vai de acordo com o quantidade de convites solidários vendidos até o dia 7 de setembro.  

Como contrapartida quem comprar um convite solidário insere seu nome ou marca em uma escultura que será exposta durante o Festival 4 Elementos, além de entrar para a lista de colaboradores no site do Festival 4 Elementos, com contatos, telefone, endereço, FB e e-mail. 
 

Escultura 4 Elementos  

O nome dos apoiadores do Brotando Artes do Cerrado que comprarem um Convite Solidário será gravado em uma linda cerca de bambu que rodeia a escultura interativa 4 Elementos. A obra é composta por um catavento (AR), uma roda d'água (Água), plantas (terra) e fogo, que será exposta no centro da Feira Livre. Desenvolvida pelo cenógrafo, permacultor e artista Claudio Lux.